Exploração sustentada
Recursos geológicos são materiais provenientes da Terra que o Homem pode utilizar para seu benefício. Os materiais sólidos, líquidos ou gasosos disponibilizados pela natureza e que são utilizados pelo ser humano são denominados recursos naturais. Alguns destes recursos têm origem geológica, denominando-se, por isso, recursos geológicos.
Utilidade dos recursos geológicos
Depende:
- da constituição e composição
-das propriedades
Recursos geológicos ------------------------------------------------ | | | Recursos minerais Recursos energéticos Recursos hidrogeológicos | | ---------------- ----------------- | | | | Não Metálicos Metálicos Origem mineral Origem não mineral
Origem mineral: combústiveis fósseis; elementos radioativos
Origem não mineral: Calor interno terrestre - geotermia; hidrodinamismo - marés, correntes, ondas; ventos; luz solar
recurso renovável vs não renovável
Tendo em consideração a sua disponibilidade, os recursos naturais podem ser classificados como não renováveis e renováveis.
Recurso renovável: São os que são repostos pela natureza a uma maior velocidade do que aquela com que são gastos pelo ser humano, pelo que não têm tendência para se esgotarem.
Recurso não renovável: São aqueles que são gastos pelo ser humano a uma maior velocidade do que aquela com que são repostos pela natureza e, portanto, têm tendência para se esgotarem.
Reserva:
Depósito já descobertos, que podem ser extraídos
A extração é economicamente rentável

Classificação de recursos geológicos de acordo com assuas funções:
➥ Recursos Hidrológicos
➥ Recursos Energéticos
➥ Recursos Minerais
Recursos Hidrogeológicos

Quando a água doce, potável não se encontra acessível à superfície, surge a necessidade de explorar reservatórios subterrâneos – Aquíferos.
Um aquífero é uma formação geológica permeável onde há acumulação e circulação de água com características que permitam a sua extração de forma economicamente rentável.
Nota: Zona de recarga → zona onde ocorre a infiltração de água.
-> Aquífero Livre: aquífero limitado por uma camada impermeável por onde é feita a recarga e por uma camada impermeável.
Pressão superficial da água = Pressão atmosférica.
Nota: Os aquíferos livre são mais suscetíveis a contaminação.
-> Aquífero cativo: aquífero limitado superior e inferiormente por rochas impermeáveis. A recarga ocorre através de uma zona limitada que contacta com a superfície (lateralmente).
Pressão superficial da água > Pressão Atmosférica

